1 Assobio de Teta Lando

Teta Lando foi e continua a ser um dos maiores e melhores artistas angolanos, nenhum outro escreveu e defendeu mais do ele o orgulho de ser angolano, a beleza do negro, ele ent

Por Éden António

Teta Lando foi um dos maiores artistas angolanos, um ser singular muito brilhante, um genio importantissimo da cultura angolana, nenhum outro artista escreveu e defendeu mais do ele o orgulho de ser angolano, o valor da beleza negra, a valorizacao da consciência negra angolana, a forca de viver e ser alguem, conquistar o nosso espaco como senhores do nosso destino, esquecer os problemas e seguir em frente, ele falava desses assuntos abertamente em suas canções e intervistas.

Mukongo do Norte de Angola, ele era uma força cultural, o maior embaixador da resistência contra o preconceito e da inteligência emocional e ele cantava com alma o seu amor pelo seu país e pela sua terra. A sua música rompeu barreiras e fronteiras e conquistou muitos povos várias gerações, nenhum outro musico angolano gravou mais do ele e também nenhum teve as suas musicas regravadas ou com versões ou remix do que o icônico Teta Lando.

Yuri Da Cunha homenageando Teta Lando

Teta Lando

Alberto Teta Lando, natural de Mbanza Kongo, província do Zaire, nasceu aos 2 de Junho de 1948 e começou a sua carreira artística nos anos 60, actuando em festas escolares. Filho de um rico fazendeiro do Uíge (Alberto Teta Lando), descendente da família real do Reino do Congo, Teta Lando cresce numa família que reúne de 28 a 32 irmãos.

Musicalidade

Em suas canções Teta Lando evoca um profundo sentido de identidade subjacente à experiência e sentimento dos Bakongos, derivado do período anterior e pós-independência de Angola em 1975. Os seus ritmos, as suas composições são um museu da nossa angolanidade musical, Teta Lando traz consigo uma herança familiar de artistas desde os seus avôs, mãe, irmãos, primos que tocavam, cantavam, componham, pintavam, eles fazem parte de um geração rara de mestres que descobriram muito cedo a necessidade de dominar as habilidades da arte com dedicação e disciplina.

Albuns Gravados de Teta Lando

Choro angolano é um estilo musical melancólico criado durante a era colonial para lamentar o sofrimento e as injustas do povo branco, depois esse mesmo estilo tornou musica de resistência anticolonial, Teta Lando com a canção “Angolano Segue Em Frente” marcou o seu nome na história da luta de libertação pela independência de Angola.

Envolveu o país no espirito de patriotismo que juntava jovens negros, branco, mestiços e cafuzos, todos angolanos, nessa altura outros cantores como Artur Nunes, Urbano de Castro, David Zé, Vlademar Bastos e muitos outros deram voz a esse estilo musical clássico que continua a contar as historias de Angola, antigas e actuais, tradicionais ou politicas, mas que não morrem, passaram de geração para geração e continuam e a contar a historia dos povos de Angola.

A guerra de Angola, causou muito sofrimento, muitos problemas socias e econômicos logo influenciou as historia contadas pelos os artistas angolanos, o sentimento de resistência as injustiças do colono foi substituído pelas feridas das balas, dos nossos irmãos, fogo amigo.

Ele também cantava o sonho angolano, as festas de quintal, o funge de Domingo, a beleza da mulher negra dos musseques e dos kimbos com estilos musicas urbanos e modernos do seu tempo, as suas poesias eram cantadas e assentavam perfeitamente nas melodias que ele próprio criava numa cadencia rítmica genial, mestre magico e poeta mesmo de longe ele estava ligado a Angola, as suas musicas retratavam a realidade dos com uma pureza só vista pelos olhos de quem vivia nas cidades principais de Angola era impressionante como ele fazia a leitura dos tempo.

Teta Lando – Luanda Fica Longe

Membro fundador do grupo Merengues, membro do grupo Show África, ele vivia a música, respeitava-a e trabalhava seriamente para que o governo angolano cria-se um estatuto para os músicos, desde o compositor aos instrumentistas e produtores, ele era um estudante empenhado e chegou construir uma editora em Angola com estúdio e lojas de venda de discos e reeditava sucessos antigos de músicos angolanos, porque ele sentia a necessidade da valorização dos mestres da música angolana, a criação de academias de música, no seu coração Teta Lando entendia que Angola devia proteger a sua herança cultural musical e criar as bases ou os pilares da sua indústria de musica, a sua visão era grande demais para o governo da época.

M’banza Congo

FENACULT 1989

Fenacult é um festival nacional de cultura, organizado pelo ministério da cultura de Angola. Engloba várias categorias no ramo da cultura nomeadamente a dança, música e artes plásticas, nas artes plásticas destacam-se categorias como a escultura, pintura e artesanato.

Festival Nacional de Cultura – FENACULT é um evento que se constitui como um conjunto de actos visando exaltar a cultura nacional, discutir o seu desenvolvimento e apresentar a excelência da herança cultural angolana.

O Fenacult tem como principal objetivo preservar a cultura nacional de modo a que gerações futuras possam orgulhar-se da cultura angolana e não substitui-la por outras culturas que não dizem respeito aos povos de Angola.

Em 1989 realizava-se a primeira edição do Fenacult em Luanda, no Estádio da Cidadela e entre os convidados estava Teta Lando que na aquela altura residia em França, o Estádio estava lotado e os artistas nacionais levaram o povo ao rubro, a alegria mandava na festa, era tempo de guerra mas as guitarras convidavam a plateia para dançar os ritmos quentes de Angola, Teta Lando vem a Angola depois de muito tempo, canta e encanta faz o publico reviver o passado com as suas musicas de interversão e trás de volta o orgulho de um povo ferido e decide viver em Angola.

FENACULT 1989

Em Angola Teta Lando abraça vários projectos musicais, todos de alguma forma ligados a música, ele queria levantar a arte angolana, fazer com que os angolanos fossem os primeiros a valorizam o seu próprio producto a sua própria cultura.

Nos anos 90 em Angola consumia-se muita estrangeira e havia uma mentalidade de que o que vem de fora é que é bom. Acontecia um problema que acontece ate hoje os musico estrangeiros recebiam e ainda recebem um cachê muito super aos dos musico angolanos consagrados e amados pelo povo, ao posicionar contra este tipo de comportamento da autoridades angolanos e promotores culturais daquele Teta Lando era visto como alguém desafia o partido MPLA, mas era verdadeiramente um grande compatriota que não concorda com tudo que a maioria dizia sim. sim esta bom!

Inconformado nunca parou nem abrandou a sua luta e trabalhou para o Governo de várias formas

Calou-se Teta Lando

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