Pesquisa de Mercado

Pesquisas de mercado surgem como uma forma de reduzir a probabilidade de erros nas decisões da empresa.

Escrito por Wellinton Prates

Na era da informação, é bastante comum contar com ferramentas que facilitam a obtenção de dados com um alto grau de precisão. Ainda assim, o risco é uma característica que está ligada ao empreendedorismo.

Nesse cenário, as pesquisas de mercado surgem como uma forma de reduzir a probabilidade de erros nas decisões da empresa, de compreender o comportamento do mercado e de identificar possíveis oportunidades de negócio.

pesquisa-de-mercado-rdne-massambala.com

Apesar de ser uma prática bastante conhecida, pesquisas desse tipo nem sempre são realizadas, seja por desconhecimento dos métodos, por falta de entendimento do propósito da atividade ou por outras razões.

A seguir, falaremos a respeito dessa ferramenta. Explicaremos o conceito, a utilidade, como ela pode ser utilizada e muito mais. Quer conferir tudo isso? Então, venha com a gente!

O que é pesquisa de mercado?

Pesquisa de mercado é uma ferramenta utilizada para compreender a realidade de determinado ramo de negócio, a fim de potencializar os resultados de um empreendimento. Trata-se de um recurso para a coleta de dados que permitem à empresa tomar decisões com mais garantia de sucesso.

Essas informações podem abranger questões relacionadas a hábitos de consumo, comportamento de clientes, estudos de concorrência e outros aspectos relevantes. Os dados podem ser obtidos por meio de dois tipos de pesquisa, conforme detalhamos a seguir.

Pesquisa primária

Nesse tipo e pesquisa, a coleta dos dados é realizada pela própria empresa ou, no máximo, por um profissional contratado para executar tal atividade. Em tal situação, toda análise e interpretação de resultados também fica por conta da empresa.

Pesquisa secundária

As pesquisas secundárias, por outro lado, ocorrem de forma diferente: os dados são obtidos por meio de um terceiro — seja profissional ou empresa. Nesse caso, ao final da pesquisa, são disponibilizados pela parte contratada relatórios, guias e outros materiais com a análise dos resultados.

Para que serve a pesquisa de mercado?

Apesar da utilidade da pesquisa de mercado ser notória em diversos cenários, nem sempre esse reconhecimento é claro. Além disso, há a ideia incorreta de que essa ferramenta é relevante apenas para empresas de grande porte.

Em contradição a esse pensamento, confira a seguir algumas das principais finalidades de uma pesquisa de mercado.

Conhecer as preferências do público

Entender as preferências do público-alvo é relevante para empresas de qualquer porte, visto que é por meio desse conhecimento que acontecerá a construção da persona ideal para o produto que a empresa oferece.

Essa compreensão é o que levará a gestão a tomar decisões mais acertadas em qualquer setor da empresa. Consequentemente, o valor investido tenderá a trazer mais retorno.

Entender a estratégia da concorrência

Ter conhecimento da estratégia utilizada pela concorrência é muito útil, pois ajuda a gestão a consolidar o negócio com base naquilo que já deu certo anteriormente. Assim, fica mais fácil evitar más decisões e potencializar as boas. Outro aspecto é que os concorrentes podem servir como uma excelente fonte de experiências e ideias.

Buscar entender o funcionamento de outras empresas é uma tática também conhecida como benchmarking.

Analisar a atuação dos concorrentes

Além de compreender a estratégia da concorrência, é relevante entender como ocorre a interação de empresas do mesmo ramo com o público-alvo. Nesse sentido, é útil investigar como são feitas prestações de serviço, a comunicação com distribuidores, as entregas ao cliente, entre outros aspectos.

As possíveis ações derivadas dessa análise podem incluir promoções ou planos para expandir os negócios, por exemplo.

Compreender as características do mercado

Ao observar o mercado com atenção, é possível obter informações sobre novas tendências, identificar segmentos que oferecem uma margem de lucro maior, avaliar o quanto vale a pena investir em determinado tipo de serviço, estipular a quantidade de vendas necessárias, estimar a demanda do público e até mesmo definir até que ponto a empresa pode atender.

Identificar oportunidades de negócio antecipadamente

A pesquisa de mercado também é utilizada para a identificar oportunidades de negócio antes da concorrência, o que pode colocar a empresa como líder em segmentos específicos. Contar com informações privilegiadas, nesse sentido, pode ser bastante útil.

[Baixe agora] 5 modelos de pesquisa de mercado + kit gratuito

Quais são os tipos de pesquisa de mercado?

As pesquisas de mercado são úteis na obtenção de informações para os processos da empresa, mas dependem de um objetivo para que possam entregar dados alinhados com o que a gestão precisa para executar seu trabalho.

Hábitos de consumo

Uma pesquisa de mercado sobre hábitos de consumo ajuda a empresa a — como o próprio título esclarece — entender como o público-alvo costuma consumir produtos e serviços semelhantes àqueles que são oferecidos por sua empresa. Também ajuda os empreendedores na identificação de demandas ocultas dos potenciais clientes.

Estudos desse tipo também facilitam a criação de uma estratégia de marketing e vendas que estejam muito mais alinhadas ao que determinado grupo de pessoas procura consumir.

Desempenho da marca

Nesse tipo de pesquisa de mercado, o foco é entender quanta atenção a empresa recebe em relação à concorrência e quais são os aspectos positivos e negativos da sua estratégia de marca.

Quando não há um bom desempenho nesse sentido, diversas melhorias precisam ser implementadas, e são os dados obtidos por meio da pesquisa que apontarão em qual direção as ações devem ocorrer.

Nível de satisfação do cliente

Saber o nível de satisfação do cliente é fundamental, já que a empresa depende do público consumidor para se manter no mercado. A ideia é que a pesquisa seja realizada por meio de entrevistas ou formulários específicos para a obtenção desses dados, visto que, mesmo com um recurso para envio de feedbacks disponível em um site, por exemplo, poucos serão os usuários a utilizá-lo espontaneamente.

Outro aspecto importante é realizar essa ação periodicamente. Isso porque o feedback dos clientes pode mudar com o tempo, e a empresa precisa estar ciente disso para conseguir tomar decisões adequadas no tempo certo.

Nível de satisfação dos colaboradores

Pesquisas internas são bastante utilizadas para medir o nível de satisfação dos colaboradores. Essa é uma estratégia interessante, já que prezar pelo bem-estar contribui para a entrega de bons resultados e contribui para que os profissionais continuem na empresa.

É importante notar, inclusive, que essa questão pode ir além do desempenho dos colaboradores e atingir até mesmo os pontos de contato com o cliente — o que impacta na imagem e no desempenho da empresa no mercado.

Como pode ser feita uma pesquisa de mercado?

Existem várias formas de realizar uma pesquisa de mercado — inclusive, de forma gratuita. Confira a seguir algumas das principais.

Por meio de dados e métricas

Contar com indicadores confiáveis é parte fundamental no processo de geração de resultados de qualidade e que efetivamente sirvam para a finalidade pretendida. Assim, busque sempre trabalhar com fontes de dados de instituições renomadas e confiáveis.

Alguns exemplos são o Think with Google e o Sebrae. O blog oficial do Google conta com artigos relatórios e diversos dados relevantes para pesquisas de mercado. Já o Sebrae é uma das principais referências no que diz respeito ao empreendedorismo no Brasil.

Por análise dos concorrentes

Há plataformas que são úteis para a realização de análises mais detalhadas do mercado. Entender o que concorrentes diretos fazem não é apenas comum, como também é útil para verificar o quão alinhada a empresa está ao mercado.

Entre as principais ferramentas para essa tarefa estão a SEMrush — que disponibiliza recursos como a comparação de palavras-chave — e a Website Grader. Desenvolvida pela HubSpot, essa ferramenta utiliza determinados critérios para medir desempenho e pode fornecer dados detalhados a respeito do site da sua empresa e da concorrência.

Por meio de entrevistas com os clientes

Receber feedback dos clientes é uma excelente forma de entender a realidade do negócio, já que os dados partem de um público que conhece muito bem o que a empresa oferece.

Para coletar essas informações, é possível inserir formulários ou links para pesquisas nos sites ou aplicativos. Nessa tarefa, pode ser útil contar com uma plataforma como a Typeform ou SurveyMonkey, que são simples, bonitas e responsivas.

O que considerar em uma pesquisa de mercado?

Após entender o que uma pesquisa de mercado abrange e quais são os tipos existentes, é importante saber o que pode ser considerado ao realizar um levantamento do tipo. Confira!

Produto

A ideia aqui é entender o nível de satisfação do público em relação ao produto oferecido.

Ao mensurar características relacionadas a produtos e serviços, normalmente, busca-se obter dados sobre qualidade, desempenho, nível de recepção e absorção do produto pelo mercado e possíveis tendências e demandas não atendidas. Ainda é possível realizar testes conceituais para novos produtos.

Meios de promoção

Pesquisas de mercado relacionadas aos meios de promoção são relevantes para o planejamento de estratégias de marketing digital que visam promover o produto da empresa.

Nesse cenário, de modo geral, inclui-se a identificação dos canais mais utilizados pelo público, a análise de transmissão da mensagem que o negócio deseja passar, níveis de engajamento, entre outras questões relacionadas, tanto antes quanto depois de colocar as ações em prática.

Preços estabelecidos

É importante saber quanto o cliente está disposto a pagar no preço cobrado pelo produto. Com essa informação, fica mais fácil estabelecer um valor que esteja equilibrado entre a margem de lucro mínima desejada e o valor máximo que o consumidor deseja pagar.

Público-alvo

Saber onde o consumidor prefere estar é essencial para que a empresa marque presença nos mesmos locais. Esse tipo de pesquisa busca compreender dados sobre os canais de compra preferidos do cliente, características relacionadas a hábitos de consumo, aspectos socioeconômicos, faixa etária, entre outros. Na prática, costuma-se realizar avaliações de lembrança de marca e pesquisas NPS (Net Promoter Score).

Como fazer pesquisa de mercado?

  1. Defina um objetivo
  2. Estabeleça o público-alvo
  3. Faça uma amostra do estudo
  4. Crie um questionário
  5. Aplique o questionário criado

A pesquisa de mercado pode ser realizada por meio de diferentes técnicas conforme o objetivo pretendido e isso pode tornar sua execução mais confusa em alguns casos. Para evitar esse problema, podemos mencionar algumas das principais etapas a se seguir. Confira:

1 – Defina um objetivo

Toda pesquisa precisa ter um objetivo e, como tudo a partir de tal definição será feito em prol do alcance da meta, esta precisa ser a primeira etapa do processo. Para isso, é interessante levantar questões como o que se pretende identificar ou quais são os resultados esperados.

2 – Estabeleça o público-alvo da pesquisa

Também é necessário saber a qual público a pesquisa é destinada, sendo que essa pergunta deve ser respondida a partir dos objetivos traçados na etapa anterior. Para estabelecer esse perfil, o ideal é considerar aspectos sociodemográficos ou de comportamento.

3 – Faça uma amostra do estudo

Uma amostra da pesquisa ajuda a definir questões como o público que se deseja representar, a faixa etária dos participantes, a localização geográfica, a classe social, entre outras questões que possam ser relevantes na delimitação dos respondentes.

4 – Crie um questionário

Com a amostra do estudo, pode-se criar o questionário com mais facilidade. Nele, é preciso que estejam presentes todos os aspectos que a pesquisa pretende cobrir. Uma forma de organizar as perguntas é começar com indagações mais gerais e, no decorrer do questionário, especificar o tema.

5 – Aplique o questionário criado

O questionário pode ser aplicado de diversas maneiras. Entre as principais estão o modelo face a face, por telefone, por meio de plataformas de pesquisa automatizadas, por link, e-mail ou por um formulário integrado ao site da empresa.

No modelo face a face, é interessante observar que o entrevistador pode ser instruído a mostrar diferentes níveis de importância para cada pergunta, além de ser possível coletar dados sobre o comportamento do respondente ao ouvir a pergunta.

Enquanto isso, pesquisas por telefone tendem a ser mais rápidas, mas implicam na necessidade de obtenção dos números de contato dos participantes do estudo — e aqui podem surgir problemas como a resistência no compartilhamento dessas informações.

No caso das pesquisas por link, a entrega pode ser feita por meio de uma lista de e-mails segmentados, em uma seção em um e-commerce ou no post de um blog ou rede social. É importante que o link leve ao questionário a ser respondido.

Também há a opção de integrar o questionário ao site ou blog da empresa por meio de um banner.

Como orientar a decisão pelos resultados?

Depois da realização da pesquisa, é preciso cruzar os dados obtidos, elaborar tabelas e gráficos para facilitar a visualização das informações e, por fim, analisar os resultados de acordo com objetivo estabelecido.

Para essa análise, é interessante contar com ferramentas automatizadas para a apresentação dos resultados com gráficos e filtros que auxiliem no entendimento das informações. É importante considerar a importância de ferramentas desse tipo, visto que a quantidade de dados pode ser muito alta para um trabalho de organização manual.

Os dados obtidos por meio de pesquisa de mercado são de grande importância para a geração de insights com muito mais velocidade e precisão. É por meio das informações adquiridas que o gestor poderá ter mais segurança e maior garantia no retorno de investimento ao planejar os próximos passos do negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *